O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) realiza durante a sessão de amanhã, dia 16, o processo de escolha do novo presidente do Tribunal, para o biênio 2015-2016. O substituto da atual presidente, Valtânia Alvarenga, deverá ser o conselheiro Luciano Nunes, que atualmente ocupa a vice-presidência.
Existe dentro do tribunal uma espécie de rodizio entre os sete conselheiros para que todos ocupem a presidência da instituição e a vez é de Luciano Nunes. O vice-presidente escolhido é sempre o eventual sucessor do presidente no mandato seguinte. Além disso, uma resolução de 2005 encerrou a possibilidade de reeleição, impedindo que um conselheiro presida a corte por dois mandatos consecutivos.
O conselheiro Luciano Nunes tem de 68 anos e deverá presidir o Tribunal de Contas pela segunda vez. Ele já foi presidente da corte no biênio 2005/2006. Apesar do consenso, os conselheiros deverão realizar uma votação porque, além do presidente, também será definido o nome do novo vice-presidente, ouvidor e o controlador interno do Tribunal de Contas.
Fonte: O Dia