Uma série de pesquisas de intenções de voto feitas pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte revela que o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem poder de transferência de votos para candidatos do Piauí muito mais significativo do que o apoio da presidente Dilma Rousseff, também do PT.
Na pesquisa feita pelo Instituto Amostragem e Sistema Meio Norte de Comunicação, nos dias 21 a 22 de julho, com 300 eleitores, revela que em Parnaíba, que o apoio de Lula a um candidato aumenta a possibilidade do eleitor votar nele para 53,33% dos eleitores; para 35,67% afirmaram que o apoio de Lula não muda seu voto; e para 8,33% o apoio faz é diminuir a intenção de voto. 2,67% não souberam ou não quiseram opinar.
Em relação ao potencial de transferência de voto de Dilma Rousseff em Parnaíba, para 42,67% dos eleitores afirmam que não muda a intenção de voto% e para 37% diz que aumenta a chances de votar no candidato que tem o apoio da presidente; para 17% dos eleitores afirmam que diminui. 3,33% dos eleitores não sabem ou não quiseram opinar.
Já em relação a Wilson Martins, 40,67% dos eleitores dizem que o apoio do governador não mudam suas intenções de voto; para 21,33% dos eleitores afirmam que aumentam suas intenções de voto; 6,67% dos eleitores afirmaram que não sabem ou não quiseram opinar.
Para 40,33% dos eleitores de Parnaíba, o apoio de Wellington Dias a um candidato não muda suas intenções de voto; 34,67% declararam que o apoio do senador do PT aumentam as intenções de voto para o candidato que apoia.
Para 21% dos eleitores, o apoio de Wellington Dias diminui as intenções de voto para o candidato que apoia. 4% dos eleitores não sabe ou não quis opinar.
Em Esperantina, o apoio de Lula aumenta as intenções de voto, segundo 58¨% dos eleitores. Para 36% dos eleitores, o apoio de Lula a um candidato não altera as intenções de voto.
Para 2,33%¨dos eleitores, o apoio de Lula diminui as intenções de voto. 2,67% dos eleitores não sabem ou não opinam sobre a transferência de voto de Lula.
Em Esperantina, o apoio de Dilma aumenta as intenções de voto para 48,67% dos eleitores; segundo 42,67% dos eleitores acham que o apoio da presidente não muda suas intenções de voto. Para 3,67%, esse apoio diminui as intenções de voto. 5% dos eleirores não sabem ou não quiseram opinar sobre a questão.
A pesquisa em Esperantina foi feita nos dias 27 e 28 de julho com 300 eleitores.
O apoio do governador Wilson Martins não muda as intenções de voto de 37% dos eleitores de Esperantina. Para 34,33% dos eleitores o apoio de Wilson Martins diminui as intenções de voto; e para 20,33% o apoio do governador aumenta as intenções de voto de seu candidato.
Em relação ao apoio do senador Wellington Dias (PT) em Esperantina aumenta as intenções de voto de 42,67%; não muda para 43% e diminui para 7,67% dos eleitores.
Não sabem ou não opinam 6,67% dos eleitores.
As pesquisas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Fonte: Meio Norte