Inácio Neto e sua equipe Gracie Barra (Foto: Divulgação)

O Piauí tem vários talentos artísticos, como na música, dança, teatro, esportes e outras profissões, espalhados por todo o Estado. Um desses talentos é o lutador de Jiu-Jítsu, Inácio Neto, que atualmente reside nos Estados Unidos (EUA), é campeão do América Cup, na categoria meio-pesado, faixa marrom adulto, representando a equipe Gracie Barra Piauí. “Eu tive uma experiência abençoada por Deus e este ano tive a oportunidade de poder participar das três maiores competições de Jiu-Jítsu do mundo, sendo medalhado em uma delas”, diz o atleta.

O piauiense também disse que as pessoas, de modo geral, pensam ou imaginam ser fácil, a vida de uma pessoa nos Estados Unidos. Mas, segundo ele, tudo depende da força de vontade e do desempenho de cada um para se sobressair no trabalho a que se propõe a realizar. “Aqui em Omaha-Nebraska, ministro aulas de GI e NO GI, todos os dias, e treino lutadores profissionais, que já fazem parte dos maiores eventos de MMA do mundo. É muito gratificante poder dar continuidade a um trabalho que foi iniciado com meu professor Marcelo Castro (Royler), representando a minha equipe Gracie Barra Piauí, o meu Estado”, relata.

O atleta conta que teve a oportunidade de participar de um camp, onde os treinos eram ministrados por Zé Radiola, um dos melhores professores de Jiu-Jítsu do mundo. Inácio Neto diz que esteve durante três semanas treinando com atletas que ele só tinha visto em revistas e na TV. “Respirei o Brazilian Jiu-Jítsu do mais alto nível e pude absorver muito conhecimento e experiências novas”, observa o piauiense, acrescentando que em sua “reta final”, quando ele está apenas começando um novo ciclo de trabalho e tendo a oportunidade de ministrar seminários e, assim, poder repassar o que sabe, a fim de estabelecer uma relação cultural.

“É uma arte vinda do Oriente e desenvolvida por nós, que hoje podemos dizer que o Jiu-Jítsu faz parte da cultura brasileira. É tanto que hoje, aqui e em boa parte do mundo, a arte marcial é denominada de Jiu-Jítsu brasileiro (Brasilian Jiu-Jítsu)”, comenta o lutador, que faz questão de pedir a atenção das autoridades para investirem no esporte do nosso Estado. “Com certeza esse investimento seria uma solução eficaz e imediata para muitos dos problemas da nossa sociedade atual”, reforça Inácio Neto.

Fonte: Meionorte