Neste mês de setembro o Centro Cultural Sesc Caixeiral, em Parnaíba, está com programação que discute temáticas como liberdade, repressão e lutas por meio de debates, intervenções, exposições e apresentações artísticas.
Dentro da programação, A Mais Brava Companhia apresenta nesta sexta-feira (21), às 19h, o espetáculo “A Sombra do Muro”. A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos. A apresentação será no Núcleo de Cinema e Experimentação Cênica do Sesc Caixeiral.
O texto, escrito durante a ditadura militar e uma adaptação da obra da escritora Hilda Hilst, faz uma metáfora sobre opressão e liberdade ao mostrar a cíclica rotina de uma casa religiosa.
Em “O Rato no Muro”, freiras estão enclausuradas em um convento. O que as separa do mundo exterior é um muro altíssimo, feito de pedras e sem portas. Diariamente, as irmãs seguem uma mesma rotina, onde rezam e confessam suas culpas diante da madre superiora. Elas não conseguem fugir ao coletivo e se comportam como um coral, massificadas pelo confinamento. A rotina repressora impede que se aproximem do muro, oprimindo qualquer possibilidade de ação, movimento e liberdade.
O sumiço de uma das irmãs, um gato sacrificado e a simples visão de um rato sobre o muro são acontecimentos notáveis. O rato inspira, na medida em que pode subir e ver o que a elas é negado ver. Diante disso, a mais questionadora das irmãs almeja conseguir o apoio das outras para ultrapassar o muro que as aprisiona. Seu desejo se torna ainda maior ao constatar a passagem de seres, que transitam livremente.
A direção é de Mariane Sales e o elenco conta com Daniele Neves, Gabriela Souza, Josi Costa, Mariana Sales, Mariane Sales, Mell Almeida, Rod, Roberta Dourado e Rodrigo Serra.
Fonte: Ascom