A nova medida do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social sobre o bloqueio ou até mesmo o cancelamento do pagamento do Bolsa Família de beneficiários com o CPF irregular já começou a surtir efeito no Piauí. Dados da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, computaram até o momento que cerca de 1.239 famílias no Estado tiveram o benefício bloqueado nesse sentido.

O bloqueio do Bolsa Família poderá acontecer caso o CPF do beneficiário esteja suspenso, cancelado ou com advertência na Receita Federal, ou ainda se houver inconsistência de dados no CadÚnico.

Segundo o Governo Federal, a medida faz parte da Instrução Normativa QUE tem como foco evitar fraudes no benefício. Vale ressaltar que o bloqueio pode partir de irregularidades no CPF de qualquer integrante da família, e não apenas do titular.

Conforme as informações, se constatadas as irregularidades no CPF o pagamento do Bolsa Família é bloqueado. Caso a situação não seja regularizada em até seis meses, o benefício é cancelado.

 

Com informações do Portal O Dia