No Piauí, 12.400 famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família estão com o benefício bloqueado. Os beneficiários ficaram fora do programa porque deixaram de fazer o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal. Mesmo com o prazo para a revisão cadastral vencido, ainda é possível reverter a situação e voltar a receber o dinheiro do programa.

De acordo com o coordenador estadual do Bolsa Família, Roberto Oliveira, as famílias devem comparecer aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) com a documentação exigida para fazer a atualização. “Já foram estabelecidos diversos prazos e o último prazo agora é o dia 20 de março”, alertou o coordenador.

Segundo ele, caso este último prazo não seja cumprido o benefício não será apenas bloqueado, mas sim cancelado. “A partir do dia 20, aquelas famílias que não fizerem o procedimento de revisão cadastral terão o benefício cancelado e não será mais bloqueio. A diferença é que com o bloqueio, ao resolver a pendência, ela pode sacar a parcela que foi bloqueada, com a suspensão não”, explicou.

Um os objetivos do recadastramento é evitar fraudes no programa. Em muitas cidades do interior do Piauí, o recadastramento é prejudicado pela má qualidade da energia e principalmente devido ao sinal de internet, por isso a orientação é que as famílias não deixem para fazer a recadastramento na última hora.

Fonte: G1/PI