Apesar de terem tido um ano para fazer o Recadastramento Biométrico, milhares de piauienses não vão poder votar nas eleições deste ano porque estão em falta com a Justiça Eleitoral. Mais 120 mil pessoas estão nessa situação.

A funcionária pública, Naira Rodrigues, trabalha de 7h até 13h, mas até o início do ano, não era assim. Com isso, ela deixou de fazer o recadastramento da Justiça Eleitoral. “Andava sempre correndo de um trabalho para outro e não tinha como parar, assim não tive como fazer o recadastramento obrigatório pela Justiça Eleitoral para poder votar”, contou.

Até março, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) convocou 609 mil eleitores no estado para fazer a revisão. Com isso, para a identificação, na hora de votar, bastaria a biometria. Os eleitores convocados eram dos municípios de Teresina, Nazária, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Oeiras, Cajueiro da Praia e José de Freitas que deveriam comparecer aos cartórios.

Os faltosos não podem tirar Passaporte, CPF, tirar empréstimos em algumas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salário de emprego público, fazer matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Fonte: G1/PI