Mais de 140 filhotes de tartaruga-de-pente nasceram na última semana, na praia do Arrombado, em Luís Correia, no Piauí. A informação é do Instituto Tartarugas do Delta que realiza o monitoramento de centenas de ninhos ao longo de todo o litoral piauiense.

Segundo informações do Instituto, a previsão é que novos filhotes nasçam nos próximos 60 dias. Até o momento, já foram liberados mais de 3 mil filhotes nas praias piauiense, nesta temporada reprodutiva de 2023.

Ainda de acordo com o órgão, apesar do número parecer alto, é importante lembrar que a cada mil filhotes nascidos, apenas 1 ou 2 atingem a idade reprodutiva. Os demais vão participar da cadeia alimentar, servindo de alimento para peixes maiores. As que sobreviverem, irão retornar após 25 anos para a mesma praia que nasceram, para continuar o seu ciclo. Por isso, é tão importante cuidar nas praias de desova, para garantir a sobrevivência destes animais ameaçados de extinção.

O Instituto Tartarugas do Delta alerta que qualquer pessoa pode encontrar os filhotes nas praias e, nesses casos, o recomendado é que se faça uma foto e envie para o contato (86) 99968-0197, informando a localização. O objetivo é que uma equipe se dirija até o local e identifique a espécie para monitorar o processo, já que algumas vezes os filhotes podem ficar retidos, com dificuldades para sair dos ninhos.