Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) revela que mais de 2.700 casos de dengue foram notificados no Piauí. Segundo o órgão, o número corresponde a uma redução de 47,3%, no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (12), em comparação com o ano passado.
Além dos dados de dengue, o órgão de saúde divulgou que já foram registrados 227 casos suspeitos de chikungunya no Piauí e 105 casos de zika vírus.
Os registros foram realizados em 138 municípios piauienses. Além disso, o levantamento dá conta de dois casos de dengue graves notificados. Mesmo com a redução, dez municípios ainda continuam com registros de alta incidência.
Entre eles estão Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Cocal, Lagoa de São Francisco, Marcolândia, Miguel Leão, Nossa Senhora dos Remédios, Padre Marcos, Picos e Simões. Nessas regiões, a população deve redobrar os cuidados e tomar as medidas de prevenção.
O órgão chama ainda a atenção da população quanto ao combate ao mosquito transmissor da doença. Moradores de municípios que possuem registros elevados de casos de dengue notificados precisam estar alertas já que o Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya e a zika.
Fonte: G1/PI