Milhares de pessoas acompanharam nessa segunda-feira, 21, na praia do Arrombado em Luís Correia-PI, o nascimento de mais de 200 filhotes de tartarugas da espécie Eretmochelys Imbricata, conhecida como tartaruga-de-pente.

A ação faz parte do trabalho voluntário do Instituto Tartarugas do Delta com apoio da APA Delta do Parnaíba, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), SESC Piauí e também da Usina Eólica Pedra do Sal.

No litoral brasileiro a desova das tartarugas acontece entre os meses de setembro e março com variação de cinco espécies: Tartaruga de Pente, Tartaruga Oliva, Tartaruga de Couro (ou gigante), Tartaruga Verde e Tartaruga Cabeçuda.

De acordo com a fundadora do Projeto tartarugas do Delta, Werlane Mendes, o Instituto atualmente monitora cerca de 54 ninhos de tartarugas marinhas no litoral piauiense. “A previsão é que nos próximos dias eclodam mais ninhos, mas só é possível confirmar a data e previsão de horário no dia do nascimento das tartarugas” comenta Werlane.

 

Imagens: Werlane Mendes