O Piauí iniciou a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa neste mês de maio. Já a declaração de vacinação segue até o dia 15 de junho. Nesta primeira etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias no Piauí, o que corresponde a 1,8 milhão de animais, aproximadamente. Em nossa região, na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), devem ser vacinados em torno de trinta mil animais nos municípios de Cocal, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia.

A vacinação contra febre aftosa dos bovinos e bubalinos é a principal forma de prevenção da doença. Com o rebanho saudável e certificado, a comercialização se torna possível e rentável. Os criadores rurais estão cada vez mais conscientes, conforme o fiscal agropecuário José Cardoso, que também é veterinário da ADAPI.

O Piauí é um dos estados que segue com destinado a ser livre da febre aftosa sem vacinação, que desse ver resultados de um trabalho disciplinado e comprometido de todos. Sem a vacinação contra febre aftosa, há o impedido de comercializar e transportar o animal; por isso a importância de manter o rebanho piauiense livre de aftosa.