Nesta última semana, mais de 300 filhotes de tartaruga marinha nasceram no litoral piauiense. A informação é do Instituto Tartarugas do Delta, que realiza trabalho de monitoramento de mais de 120 ninhos em Luís Correia, na Praia do Arrombado, e em Parnaíba, na Pedra do Sal.

Segundo Werlanne Magalhães, vice-presidente do instituto, os animais são das espécies tartaruga-de-pente e tartaruga-cabeçuda. O período reprodutivo começou em dezembro e deve terminar em setembro.

O litoral piauiense é local de desova e berçário de tartarugas marinhas. O Instituto Tartarugas do Delta faz o monitoramento diurno e noturno. À noite, é possível flagrar e marcar as fêmeas para ter ideia das espécies e do número de tartarugas que vêm à região para desova. Já durante o dia, os profissionais podem verificar a movimentação das fêmeas e, em seguida, monitorar os ninhos. O período de incubação é de 45 a 60 dias.

A vice-presidente do instituto estima que mais de 90 tartarugas utilizam o litoral piauiense para fazer seus ninhos, mas o número pode ser maior. O instituto conta com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, mas ainda carece de recursos para fazer o monitoramento diário.

FRAGILIDADE

Os ninhos de tartarugas marinhas são vulneráveis a várias ameaças externas, que podem destruir os ovos e afetar a população da espécie. Os ninhos que ainda não foram identificados e marcados pelo Instituto Tartarugas do Delta podem ser acidentalmente destruídos por veículos que transitam na faixa de areia. Outras ameaças são as construções na área da praia e a fotopoluição. Por isso o instituto orienta para que a iluminação na praia seja feita de forma adequada.

Werlanne Magalhães explica que o intuito do instituto é identificar as principais ameaças e garantir um plano de ação para minimizar os riscos para garantir que o maior número de filhotes cheguem ao mar. O telefone (86) 99968-0197 recebe informações sobre ninhos não identificados ou tartarugas em risco.