A Secretaria de Segurança Pública do Piauí montou um esquema de policiamento para garantir que a aplicação de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (21) e no dia 28 de novembro, transcorra dentro da normalidade.

 

Ao g1, o coordenador da Força-Tarefa da secretaria, major Audivam Nunes, informou que serão cerca de 400 agentes de segurança, entre policiais militares, civis e bombeiros, que atuarão em cada dia de aplicação da prova do Enem. Segundo ele, o número poderá aumentar dependendo das circunstâncias.

 

“Terão 20 viaturas extras na cidade de Teresina e ainda reforço no policiamento nos locais de aplicação das provas, principalmente durante a chegada e saída de candidatos, como também em estacionamentos e paradas de ônibus”, explicou o major.

 

Será montado um Centro Integrado de Comando e Controle na sede da Secretaria de Segurança Pública, que será o ponto de apoio dos agentes de segurança durante a operação. A secretaria também irá atuar em conjunto com a Polícia Federal para evitar fraudes.

Todas as informações serão passadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

A novidade nesta edição do Enem é que a Guarda-Civil Municipal de Teresina não irá participar do esquema de segurança estadual. “Ao contrário do último Enem, a Guarda-Civil Municipal não entrou no sistema de segurança estadual. Mas, vamos continuar exercendo o nosso trabalho, seguindo nosso patrulhamento de rotina”, disse o comandante da guarda, André Viana.

 

Fonte: G1/PI