O governador Wellington Dias confirmou a chegada da Força Nacional ao Piauí até a primeira semana de março (Foto: Reprodução)
O governador Wellington Dias confirmou a chegada da Força Nacional ao Piauí até a primeira semana de março (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado já prepara a convocação de 300 novos policiais militares aprovados no último concurso como parte das ações iniciais de melhorias na segurança púbica do Estado. Outra notícia confirmada pelo governador Wellington Dias é a chegada da Força Nacional ao Piauí, até a primeira semana de março, como parte do plano de ação que está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Segurança.

“Estamos planejando uma série de ações efetivas para a Segurança e, entre nossas ações, está prevista a presença da Força Nacional. Ela irá atuar em duas áreas específicas, sendo uma delas mais especializada e uma outra voltada para o trabalho ostensivo. A população irá perceber a forte presença das forças nacionais e algumas regiões terão o policiamento mais intenso”, informou o governador. 

Wellington Dias disse ainda que as operações serão intensificadas, sempre em conjunto com as policiais estaduais e federais, com foco na desarticulação de quadrilhas especializadas em assaltos a caixas eletrônicos, bem como no tráfico de drogas e armas.

Outro ponto importante destacado pelo governador é a elaboração do Marco Regulatório da Segurança pela Presidência da República como uma forma de dividir com o Governo Federal o financiamento da segurança pública. “O ideal é que essa parceria aconteça como ocorre atualmente nas áreas da saúde e educação, onde os recursos são partilhados”, completou.

A secretária interina da Segurança Pública, Eugênia Villa, informou que foi iniciado um mapeamento diário das áreas com maior incidência de crimes como roubos de veículos e assaltos. O objetivo é ter as polícias civil e militar atuando de forma ainda mais coordenada nas regiões Norte e Sul de Teresina, onde há maior incidência destas ocorrências.

“Além disso, temos em treinamento na Acadepol 400 novos policiais militares e 40 delegados, além de escrivães e agentes. Ao final do curso eles passam a integrar nossas equipes de segurança. Nosso plano emergencial tem orientado operações integradas como em Luzilândia e Parnaíba, além da capital”, destacou Eugênia Villa ao destacar o esforço conjunto da Secretaria de Segurança para diminuir os índices de criminalidade em todo o Estado. 

Fonte: CCom