Mais de dois mil casos de Covid-19 foram identificados nas barreiras sanitárias no litoral
O litoral do Piauí é destino preferido de muitas pessoas. E para assegurar que haja redução na disseminação da Covid-19, o programa Busca Ativa na Planície Litorânea tem intensificado as abordagens, especialmente, a partir de quinta-feira até domingo, período em que tem aumentado às restrições de atividades econômico-sociais para evitar a maior movimentação de pessoas.
Nas quatro cidades que compõem o litoral do Piauí, esta ação está acontecendo e tem a garantido bons resultados. “Estamos na planície litorânea é um ponto turístico; então são muito importantes as barreiras sanitárias; nosso intuito é o de identificar algum sintomático respiratório, algum paciente que esteja com sintomas da Covid-19”, defendeu Leôncio Santos, coordenador da Busca Ativa na Planície Litorânea.
As pessoas são abordadas em seus veículos para receberem orientações e serem atendidas se preciso for. Há um acompanhamento atrás de telemedicina por uma equipe multiprofissional junto à pessoa por 14 a 21 dias. A conduta de prevenção foi aprovada por quem entra no litoral, a exemplo do motorista Eduardo Gomes. “A iniciativa é eficaz porque ajuda a combater a disseminação do coronavírus, é muito importante esse combate”, enfatizou Eduardo.
Segundo Leôncio Santos, o programa Busca Ativa fez testagens nas residências e o acompanhamentos com mais de dez mil famílias, foram identificadas mais de duas mil e duzentos pessoas infectadas pelo coronavírus. “Esses nossos resultados não são números, esses nosso resultados são vidas”, enfatizou Leôncio.
As intervenções dos serviços de saúde ao enfrentamento a pandemia têm apoio da Polícia Militar que assegura a coordenação do trânsito e confere mais acatamento ao processo de abordagens. “O agente sanitário tem esse poder de polícia; mas fica bem mais visível com o homem fardado próximo; a gente sabe que trabalhando desse jeito a gente vai conseguir, unindo forças”, reformou Edvaldo Páscoa, capitão da Polícia Militar.
As atividades do programa Busca Ativa, da Secretaria de Estado da Saúde, seguem como importante ferramenta de prevenção neste período de pandemia.