Foto: Tacyane Machado

Cerca de 500 pessoas realizaram na manhã deste sábado (22/06), em uma área movimentada do município, um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição 37/11, a PEC 37. A concentração foi em frente ao campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De lá, os manifestantes seguiram pela Avenida São Sebastião, seguindo pela Avenida Governador Chagas Rodrigues, Presidente Getúlio Vargas, culminando em frente à Câmara Municipal de Parnaíba. Durante percurso, o grupo teve o apoio da população.

A manifestação faz parte de um movimento nacional. Em Parnaíba, a mobilização foi coordenada pelo movimento estudantil, que teve a participação de discentes das instituições de ensino superior. Um dos pontos positivos foi que nenhum incidente foi registrado na passeata.

Entenda

A PEC 37 sugere incluir um novo parágrafo ao Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. O item adicional traria a seguinte redação: “A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente”.

Se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP).

A passeata realizada em Parnaíba teve como objetivo a reivindicação de três eixos, protesto contra a PEC 37, o transporte público, onde a prefeitura está impedida de realizar licitação por conta de uma liminar do Tribunal de Justiça do Piauí em favor dos donos de transportes que hoje fazem a rota da cidade e a cobrança de investimentos públicos na segurança.