As atividades físicas são essenciais na manutenção da saúde. Em tempos de pandemia se faz necessário à manutenção da saúde do corpo. No entanto, quando a recomendação das autoridades de saúde no mundo é o isolamento social e o uso de máscaras, muitas pessoas se fazem indiferentes não se utilizando, em alguns instantes se aglomerando. A recomendação é que tais atividades sejam feitas em casa. No entanto, a tradicional e preferida caminhada é a opção da maioria; mas estar em espaços públicos é se expor aos riscos.

 

Segundo Ana Karollyne Silva, especialista em Treinamento Desportivo, o ideal é que as atividades físicas sejam feitas sem máscaras e em casa. “A máscara vai dificultar a qualidade de sangue e oxigênio levados ao cérebro, além de perder sua segurança em relação ao vírus e bactérias; então, o ideal é que a gente possa realizar os nossos exercícios em casa e, se possível, com acompanhamento de um profissional capacitado”, informou Karollyne.

 

Franco de Cristo é defensor da caminhada ainda mais em tempos de pandemia para manter a saúde. “Fazer caminhadas tem muito benefícios para saúde e ainda mais nesse momento  nesse momento complicado em que vivemos”, argumentou.

 

O exercício físico aumenta o calor corporal, e consequentemente a taxa de suor; com a máscara molhada há perda de sua eficiência de proteção. É interessante a utilização das máscaras desenvolvidas exclusivamente para o exercício físico. É preciso dar continuidade as atividades físicas em nome da saúde; mas isso requer, antes de tudo, segurança pessoal sanitária.