Dona Ivanira foi uma das pessoas atendidas pelos médicos cubanos, em Parnaíba, na segunda-feira (11), quando esses profissionais iniciaram seu trabalho na cidade. Os profissionais vieram para Parnaíba, através do Programa do Governo Federal “Mais Médicos”. Dona Ivanira se consultou com a médica cubana Ester Paradi e ficou muita satisfeita. “Me senti muito acolhida, teve só uma hora que fiquei em dúvida com o que ela disse, mas meu filho estava comigo e me explicou. Fiquei muito satisfeita, pois a doutora já passou um remédio e passou os exames.”
A senhora foi atendida na Unidade Básica Enfermeira Samaritana, o bairro Piauí. Desde a inauguração do posto, os atendimentos só crescem. Uma demanda que a cubana Ester Parasi começou a dividir com o médico piauiense José Airton. O primeiro dia de trabalho foi bem exaustivo.
Os seis médicos cubanos foram enviados para Unidades Básicas diferentes, incluindo um módulo da Pedra do Sal. para a agente de saúde, Terezinha Cardoso, a população necessita de iniciativas como estas que venham a somar com os trabalhos diários.
Os médicos passaram por etapas de avaliação e acomodação, recebendo informações e dados sobre o trabalho que desenvolverão em Parnaíba. Os profissionais terão uma carga horária no período manhã e da tarde, estrategicamente lotados em unidades onde há mais estrutura para o atendimento considerando a maior demanda. Os médicos também farão visitas domiciliares conforme cronograma já preestabelecido.