Oeiras irá ganhar um Memorial irá reunir documentos relacionados à história da independência do Piauí, inclusive, documentos que atestam a ocorrência da Batalha do Jenipapo. De acordo com o Governo do Estado, cerca de 30% da obra do Memorial 24 de janeiro já está concluída, devendo ser entregue à população no início do ano de 2014.
“Oeiras é uma cidade histórica, foi a primeira capital e por isso estamos erguendo esse memorial por sua importância para o Piauí. No espaço haverá um monumento a Manuel de Sousa Martins, figura central no processo da proclamação da Independência do Piauí de Portugal, mas, sobretudo, homenagem a homens e mulheres que construíram a independência do estado”, ressalta o governador Wilson Martins que visitou a obra neste sábado (20).
Além de monumento em homenagem ao visconde da Parnaíba, haverá uma praça e um obelisco de 22 metros. A obra está orçada em R$ 1,184 milhão e contará com estacionamento, acessos adaptados para pessoas com deficiência, museu, parte administrativa, entre outros espaços.
O nome do Memorial foi referência, ao dia 24 de janeiro de 1823, quando em Oeiras, capital da província, Manuel de Sousa Martins, mais tarde o visconde da Parnaíba, declara a adesão do Piauí à independência do Brasil e assume a presidência da junta de governo do Piauí.
Fonte: Asscom