Ao todo, 30% reconheceram a violência vivida e a nomearam como tal.

Os dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero mostram que metade das mulheres afirma que já sofreu violência doméstica e familiar no Brasil.

O número faz parte da primeira atualização do Mapa Nacional da Violência de Gênero, projeto de parceria entre o Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV) e o DataSenado, ambos do Senado Federal, o Instituto Avon e a Gênero e Número.

A informação foi divulgada durante evento da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, durante a 68ª Sessão da Comissão da Situação da Mulher das Nações Unidas, em Nova York.

A pesquisa entrevistou por telefone mais de 21 mil brasileiras entre os dias 21 de agosto e 25 de setembro de 2023.

Segundo o levantamento, 48% das brasileiras ouvidas já passaram por alguma situação de violência doméstica e familiar. Do total das mais de 20 mil mulheres brasileiras entrevistadas, 30% reconheceram a violência vivida e a nomearam como tal.

Outras 18% ainda não se identificam espontaneamente como vítimas, no entanto, quando foram apresentadas a situações específicas de violência doméstica, admitiram ter passado por elas.

Esta é a primeira vez, desde 2005, que a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher apresenta recortes estaduais.

O levantamento revela que um número maior de mulheres responde ter sido vítima de violência doméstica nos estados da região Norte, especialmente no Amazonas (57%), Amapá (56%), Rondônia (55%) e Acre (54%).

Além disso, a região Sudeste também chama atenção com Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com 53%.

O levantamento ainda mostra que aproximadamente 7 em cada 10 brasileiras conhecem alguém que sofreu violência doméstica.

Fonte: TV Cultura