Um policiamento que age na prevenção de delitos onde a polícia atua junto com a comunidade é uma estratégia que está sendo trabalhada em Parnaíba. Pra tanto, está sendo realizado o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. Bombeiros militares, policiais, atiradores e membros da comunidade participam do curso que está sendo realizado no auditório da escola CAIC que fica no bairro Piauí. São 40 vagas e em média duas semanas de curso. A capitã Francisca Leoneide Rocha, coordenadora municipal de Polícia Comunitária e Cidadania, é quem está frente do curso em Parnaíba. Nesta cidade o policiamento comunitário já funciona através do projeto Ronda Cidadão.
Segundo o Coronel José Lucimar Oliveira, coordenador estadual de Polícia Comunitária e Cidadania, com a maior abrangência da Polícia Comunitária será efetivado o Conselho Comunitário de Segurança Pública como forma de avaliar os resultados e buscar entendimentos entre a comunidade e os órgãos de segurança pública. Quando o agente de segurança pública, no caso o policial, estiver envolvido socialmente o resultado será mais eficiente no combate a criminalidade e a desordem. Esta filosofia está sendo repassada para os agentes que vão atuar nos próximos neste seguimento.
O que a filosofia de Polícia Comunitária destaca está ação proativa, preventiva e na Integração dos sistemas de defesa pública e defesa social. Assim, agentes de segurança estando capacitados e integrados junto a sociedade se tornam mais eficientes e conhecedores dos problemas da comunidade atraves desta estrategia organizacional.