O objetivo é levar a experiência dos espaços de acolhimento da capital para o restante do estado, começando por Parnaíba
O objetivo é levar a experiência dos espaços de acolhimento da capital para o restante do estado, começando por Parnaíba

Situado no extremo Norte do Piauí, o município de Parnaíba vem atingindo índices de desenvolvimento cada vez maiores, juntamente com isso, o crescimento da região trouxe também problemas como o uso de drogas e a dependência química.

Atenta a essa situação e motivada pelo apoio do governador Zé Filho, a nova gestora da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, Jeannette Souza, visitou, no último fim de semana, estruturas na cidade de Parnaíba com o objetivo de avaliar a implantação de espaços de acolhimento para dependentes químicos no município. Nos locais visitados, funcionavam Centros Sociais Urbanos (CSUs) e escolas estaduais, que atualmente estão desativados.

“O nosso objetivo é fortalecer as ações no interior do Estado. A demanda para o acolhimento e tratamento da dependência química precisa estar próxima dos locais onde a demanda é maior. Teresina já conta com dois espaços, que funcionam regularmente e atendem as solicitações, no entanto, precisamos multiplicar esse trabalho em outras regiões do Piau”, pontua Jeannette Souza.

Para o governador Zé Filho, os espaços vão facilitar o acesso a um tratamento de qualidade para os usuários de drogas da região. “Temos que levar para o interior do Piauí essa experiência que vem dando certo aqui na capital. Os espaços de acolhimento vêm mostrado resultados positivos, com um tratamento eficaz. Agora esse suporte precisa alcançar os usuários e as famílias do interior. Mesmo porque, estaremos, com isso, prevenindo a violência propragada pelo tráfico de drogas”, disse.

Durante a visita ao município, a coordenadora conheceu também algumas comunidades terapêuticas situadas em Parnaíba e Luís Correia, como o Centro de Reintegração de Vidas, a Casa dos Filhos de Deus e a Fazenda Reviver.

Para a coordenadora da Casa de Acolhimento Filhos de Deus, Jeane Antônia, que trata de dependentes químicos no município, a iniciativa é bem vinda e o contato com a gestora da CEDrogas abre novas portas para uma maior capacitação dos profissionias locais.  “Nós temos uma demanda muito grande, sobretudo porque damos suporte ao Caps de Parnaíba. Ter um contato direto com a gestora do órgão nos dá maior suporte para solicitar, especialmente, capacitações para nossa equipe técnica”. afirma

Espaços da capital

Em Tersina existem dois Espaços de Acolhimento e Valorização da Vida, sendo um masculino, localizado no bairro Matadouro e outro feminino, no bairro Cidade Jardim. A internação nos espaços é realizada mediante a manifestação de interesse do dependente e da família e após  triagem. Os interessados podem procurar os espaços em horário comercial. Nas terças e quintas-feiras são realizadas triagens no espaço feminino e às segundas e quartas-feiras no espaço masculino. Confira os endereços e telefones abaixo:

Espaço de Acolhimento Masculino: Rua Balsas, 910. Bairro Matadouro. Telefone 3213 8558
Espaço de Acolhimento Feminino: Rua Refúgio, 7338. Bairro Cidade. Telefone 3231 6302.

Fonte: Ccom