Gastão Vieira, ministro do Turismo (Foto: Divulgação)

O Piauí não vai ter jogos da Copa do Mundo, mas a capital do Ceará, Fortaleza, vai sediar vários jogos. Por isso, o Piauí vai ser beneficiado com investimentos em obras de infraestrutura para Parnaíba, por estar no meio de uma das rotas turísticas da Rota das Emoções, que reúne a Praia de Jericoacoara, no Ceará, Delta do Parnaíba, no Piauí e Maranhão e Parque Nacional Lençóis Maranhenses.

Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a Copa do Mundo de 2014 irá alavancar diversos setores da economia brasileira. Até o pontapé inicial para o Mundial, serão construídos estádios, hotéis, além de obras de infraestrutura nas 12 cidades-sedes e naquelas destinadas aos turistas, que devem superar a casa dos 600 mil.

Segundo ele, só o turismo deve movimentar, em 2014, 9,4 bilhões em receita. Sem nenhuma cidade inclusa entre as 12 cidades sedes, o Piauí poderá aproveitar o Mundial para divulgar as suas potencialidades turísticas.

Gastão Viera sinalizou a inclusão da Rota das Emoções, localizada no litoral dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, no roteiro turístico da Copa do Mundo. Fazem parte da Rota das Emoções o Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.

Embora não haja uma previsão de quantos turistas devam visitar o Piauí na Copa do Mundo de 2014, a expectativa é a melhor. A Rota das Emoções, por exemplo, tem como principal porta de entrada o aeroporto Pinto Martins em Fortaleza (CE), uma das 12 cidades sedes.

Junto com a capital cearense, o Nordeste possui outras três bases do Mundial: Natal (RN), Salvador (BA) e Recife (PE). Além disso, Brasília está a duas horas de voo.

”Teremos quatro cidades-sedes no Nordeste, além de Brasília, que possui voo direto para cá. A Copa do Mundo será uma oportunidade para alavancarmos o turismo local”, afirmou o secretário de Turismo do Estado, Silvio Leite, adiantando que serão feitos investimentos tanto na qualificação de mão de obra quanto na infraestrutura, principalmente do litoral piauiense.

Além das 12 cidades-sedes,10 destinos que são considerados de interesse para o turismo receberam investimentos. Junto com a Rota das Emoções, Aracaju, Florianópolis e Maceió são vistas como potencial turístico.

O litoral piauiense será uma das regiões piauienses mais beneficiadas co a Copa do Mundo de 2014. Incluso no roteiro da Rota das Emoções, as cidades que fazem parte da região deverão receber, nos próximos anos, obras de infraestrutura. O secretário de Turismo, Sílvio Leite, garantiu que todas as obras previstas serão concluídas até 2014.

Segundo ele, parte dessas obras está com projeto aprovado, além da licença ambiental. “Não há dificuldades. Temos projetos elaborados, o que facilita o começo das obras. Também temos previsões de recursos para isso”, frisou, referindo-se aos recursos do Ministério do Turismo, Banco Mundial e do próprio Governo do Estado.

Uma das obras que será executada é a construção da adutora do litoral, que está orçada em R$ 45 milhões. A adutora irá beneficiar a região localizada entre Parnaíba e Cajueiro da Praia. A Agespisa, segundo Leite, está trabalhando na obra.

“Faremos uma série de investimentos no litoral para poder receber os turistas não apenas na época da Copa do Mundo, mas após também”, disse o secretário. Junto com as obras de abastecimento de água, há previsão de modernização da orla da praia do Coqueiro e Maramar. A rede de esgotamento sanitário da região também passará por adequações.

Um dos investimentos que começa ainda este ano é a qualificação de mão de obra, principalmente nos setores que estarão diretamente envolvidos com os turistas. Taxistas e aqueles que trabalham em hotéis, bares e restaurantes devem ser atendidos, até 2014, com os programas de qualificação do SENAC, Sebrae e outras instituições.

A previsão do Sebrae é que só este ano 700 pessoas passem pelos cursos de capacitação na região da Rota das Emoções. Em dois anos, serão ofertados mais de 15 cursos com uma média de 20 participantes para atender aos colaboradores dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Os donos de estabelecimentos comerciais dessas regiões também passaram por programas de aperfeiçoamento na área de gestão.

Fonte: Jornal da Parnaíba