O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto, na última segunda-feira (05), ingressou com uma Ação Civil Pública com o objetivo da imediata Construção do Matadouro Público de Parnaíba, com o aparelhamento necessário para que seja entregue a população parnaibana, que passará a consumir carne inspecionada.
O Matadouro vem beneficiar toda a região norte do Estado do Piauí, que vem consumindo carne com risco de intoxicação alimentar. “A coisa é séria”, disse Antenor Filgueiras. Uma intoxicação pode levar a morte, além disso, o abate inadequado de animais pode causar outras doenças aos seres humanos, causando uma série de problemas como neurocisticercose, tuberculose, brucelose, etc.
Os consumidores expõem-se, sem preferência, aos riscos de consumir carne não inspecionada e sem condições básicas de higiene.
Ainda segundo o promotor, a situação atual é repugnante e perigosa, no tocante a eventuais riscos de contaminação da população.
Ainda em 2011, a Prefeitura Municipal de Parnaíba recebeu uma parte das máquinas do Matadouro Público Municipal, cujas obras já estavam em andamento e já apresentam mais de 50% concluídos, entre estrutura física e equipamentos.