O Ministério Público, através do promotor Cristiano Farias Peixoto da 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, realizou uma visita ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), no final da amanhã desta quinta-feira (23/05). No momento a inspeção, estiveram presentes a promotora Socorro Cunha, da 9ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, e Ronald Brasil assessor da 1ª Promotoria. Por ocasião da vistoria, foi realizada uma longa reunião com diretoria do HEDA, na pessoa de Adrísia Fontenele, bem como foram visitadas as alas do hospital.

               Segundo relatou o promotor ao Portal Costa Norte assim que concluiu a inspeção, UTIs, Enfermarias, farmácia, almoxarifado, obstetrícia, laboratório, vimos os equipamentos, inclusive tomógrafo funcionando e sendo utilizado. Em seguida, o promotor Cristiano Peixoto entregou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), oportunidade em que foi requisitado um relatório detalhada da situação do hospital; pois a casa de saúde atende a trinta e três municípios, inclusive os do Maranhão.

                “A priori, existem algumas medidas que precisam melhorar, como atualização do repasse, e aumento do número de leitos. Mas no geral, tivemos uma boa impressão. Houve uma melhoria grande de 2017. Camas novas, equipamentos de exame funcionando, ar condicionado dos leitos, poucos pacientes nos corredores, ar condicionados dos leitos funcionando, médicos e enfermeiros presentes”, informou o promotor Peixoto.

               Ainda segundo o promotor, a Diretora informou que hoje 80% do atendimento do hospital refere-se a pacientes de baixa complexidade, público que deveria ir para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Diretora tem o prazo de 10 dias para entrega do relatório. “Vamos também saber do município de Parnaíba, o porquê dos pacientes de baixa complexidade estarem indo ao HEDA, quando poderiam ir para as UBS’s municipais”, alertou.

Por Daniel Santos