Foto: Divulgação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou uma pesquisa que aponta o número de mortes em assaltos a bancos em todo o Brasil. O Piauí foi indicado como o estado com o menor número de assassinatos nesse tipo de crime. São Paulo foi o campeão de homicídios com 15, seguido da Bahia com oito mortes.

A pesquisa nacional mostra que 57 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos em 2012, uma média de quase cinco mortes por mês, o que representa um aumento de 16,3% em relação a 2011, quando foram registradas 49 mortes, e de 147,8% em comparação com 2010, que teve 23 mortes.

João Pereira Neto, diretor de políticas intersindicais do Sindicato dos Bancários do Piauí, afirma que o baixo número de mortes não significa segurança nas agências bancárias do estado.

“Não acredito que as agências do Piauí sejam seguras, o modus operandi das quadrilhas de fora é que é diferente e mais violento. Os bancos, por exemplo,  não estão cumprido a lei estadual que prevê vários mecanismos de segurança, como blindagem na parte térrea das agências, câmeras de alta precisão, vigilantes com armas não letais, alarmes ligados à delegacia mais próxima dentre outras coisas”, afirmou Neto que foi um dos redatores lei estadual nº 6168/12, que trata da segurança dos bancos, sancionada no ano passado

Para a Contraf-CUT e a CNTV, essas mortes mostram, sobretudo, a insuficiência de investimentos dos bancos para melhorar a segurança. Segundo dados do Dieese, os cinco maiores bancos que atuam no Brasil apresentaram lucros de R$ 35,8 bilhões de janeiro a setembro de 2012. Já as despesas com segurança e vigilância somaram R$ 2,2 bilhões, o que significa 6,03%, em média, na comparação com os lucros.

“Essas mortes são preocupantes e comprovam o descaso e a carência de investimentos dos bancos na proteção da vida de trabalhadores e clientes, bem como revelam a fragilidade da segurança pública diante da falta de policiais e viaturas nas ruas e ações de inteligência para evitar ações criminosas”, avalia o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

Segundo dados do Sindicato dos Bancários do Piauí, em 2012 ocorreram oito assaltos ou arrombamento a bancos e caixas eletrônicos no estado, sendo dois deles em Teresina e os outros nos municípios de Eliseu Martins, Curimatá, Várzea Grande, Demerval Lobão, Cocal e Agricolândia. Ainda de acordo com o Sindicato dos Bancários, quase 35% do total de agências assaltadas nos últimos 15 anos estão na região norte do Piauí.

Fonte: G1