Audiênicia com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (Foto:Washington Costa)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, confirmou presença na inauguração da primeira etapa da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba, que será concluída no mês de julho. O governador Wilson Martins reuniu-se com Fernando Pimentel na última terça-feira (25), em Brasília. O investimento do Governo do Estado é de R$ 12,32 milhões.

Na primeira etapa, serão entregues o prédio administrativo (sala de recepção, corredor de circulação, sala de atendimento, diretoria administrativa, almoxarifado, tesouraria, diretoria geral, assessoria, presidência, sala de reunião e banheiros), a guarita para controle de entrada e saída de veículos leves e pesados e a cerca perimetral (36 hectares). As empresas Vegeflora e KTA Frutas já estão trabalhando no projeto dos seus galpões na ZPE.

“Essa é uma obra importantíssima para o desenvolvimento do Piauí. Daremos condições para que empresas exportadoras possam se instalar no Piauí em boas condições de competitividade, gerando emprego e renda para a população local”, cometou o governador.

Wilson relatou ainda ao ministro que a segunda etapa da ZPE de Parnaíba já está em licitação. Nesta etapa estão previstos construção de auditório, restaurante, guarita para controle de entrada e saída de pedestres, prédio da receita federal, galpão principal de armazenagem, galpões industriais, urbanização, infraestrutura viária, pátio para containers, estacionamento, instalação de rede elétrica e abastecimento d’água.

O ministro Fernando Pimental parabenizou o governador Wilson Martins pelo bom andamento da ZPE de Parnaíba e ressaltou a importância desse tipo de empreebdimento para o desenvolvimento do estado, especialmente por descentralizar a atividade industrial.

O Piauí será o primeiro estado brasileiro a instalar uma ZPE.

ZPE

Zonas de Processamento de Exportações são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

Fonte: Ccom