Abertura do evento/ Foto: Tacyane Machado

Na manhã desta quarta-feira (26/06), estudantes e profissionais participaram da abertura oficial da terceira edição do Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba (Coruc), realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí, localizado no campus da UFPI, na Avenida São Sebastião.

O III Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba, tem em sua proposta, atividades que acontecerão simultaneamente com o III Encontro Municipal de Turismo e Meio Ambiente.

Por conta disso, haverá discussões e análises de temas relacionados às energias renováveis, as práticas socioambientais e aos transportes, este último dentro do contexto da Conferência Municipal de Transportes de Parnaíba.

A programação contará com visitas guiadas ao Delta do Parnaíba, ao Parque Eólico da Pedra do Sal e a Praia de Atalaia. Árvores também serão plantadas em áreas degradadas, como forma de minimizar a emissão de carbono durante o evento.
De acordo com Simone Putrick, coordenadora do evento, os temas debatidos no encontro são de discussão nacional e não local. Ela seguiu dizendo que para a estruturação do evento, houve a consulta das sociedades civil com o intuito de verificar que áreas deveriam ser focadas.
O Coruc é uma iniciativa do Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Mega Turismo e Eventos, e acontece desde 2011, reunindo especialistas do Brasil para discutir temas ligados às unidades de conservação dentro dos contextos atuais em que as mesmas se encontram. O vento abrange diversos estados do Nordeste dentre os quais se destacam Piauí, Ceará e Maranhão, que juntos englobam três unidades de conservação: APA do Delta do Parnaíba (PI), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) e Parque Nacional de Ubajara (CE).