MOISÉS

 

Vitor de Athayde Couto

Navegando na internet, vi alguns escritos recém-descobertos por arqueólogos. Os escritos revelam que, desde os idos do século XVI, Michelangelo já utilizava Inteligência Artificial em seu ateliê. Isso explica aqueles dois chifres na cabeça da estátua de Moisés. Vi também que os chifres decorrem de uma má tradução do Velho Testamento, mais especificamente o livro do Êxodo.

Assistindo a outro vídeo, no canal “História Verdadeira” (sic, haha), com base em imagens regredidas ao século XVI, filmadas por um drone, vi o próprio Michelangelo, que estava a cinzelar. Mas o gênio italiano não se concentrava no seu trabalho. Ele estava perturbado com a beleza da sua obra. Olhando nos olhos da estátua sem olhos, o grande artista exclamou:

– Parla!

Imediatamente, juro que ouvi uma voz de computador ditada por Inteligência Artificial, que emanava da boca de Moisés. A estátua respondeu num inglês internacional de call center indiano, como se estivesse vendendo promoção de copos Stanley, numa tarde de domingo:

– O meu mar nunca será… O meu mar nunca será…

Moisés não conseguia concluir a frase por causa de um defeito interno do mármore, bem na altura do seu diafragma.

Naquele momento, Michelangelo tirou do bolso o seu telefone móvel de última geração e acionou um aplicativo de tradução simultânea. Foi pior. Apesar de ser um gênio, Michelangelo não entendeu nada. Despediu-se, dizendo:

– Cala-te!

Desde aquele dia, a estátua permaneceu em silêncio total, silêncio que só foi quebrado no verão europeu de 2022, diante de um grupo de turistas brasileiros fantasiados de Neymar. Como era de se esperar, os patriotas detestaram Florença. Posicionados diante da estátua de Moisés, começaram a zombar dos seus chifres e do tamanho pequeno do seu pinto, como se preferissem algo bem maior. A estátua ficou muito irritada com a atitude dos brasileiros e começou a gritar, em inglês internacional, com sotaque indiano:

– Meu mar nunca será vermelho! Meu mar nunca será vermelho!

Como se sabe, a maioria dos brasileiros não conhecem Geografia nem Arte Tridimensional. Assustados com o milagre dos gritos da estátua, os turistas brasileiros fizeram o sinal da cruz e saíram pregando o Velho Testamento, repetindo as palavras de Moisés:

– Neymar nunca será vermelho! Neymar nunca será vermelho!

_______________________________________________________________________

Ouça o áudio com a narração do autor:

 

***

Caro leitor, tu também poderás ouvir este e outros textos, assistindo aos vídeos no canal YouTube do autor. Basta clicares aqui.