Cursos profissionalizantes na área de estética começaram a ser ofertados na Penitenciária Mista de Parnaíba, para que as mulheres possam adentrar ao mercado de trabalho, através de atividades econômicas mais rápidas de serem promovidas junto à sociedade. Na segunda-feira (19/02) começou a oficina de Designer de Sobrancelhas, que vai até quinta-feira (22/02). Já o curso básico de Depilação será a partir da próxima segunda-feira (26/02) e até quinta-feira (29/02). Ambos possuem 12 horas de duração. Esta é uma forma de realizar capacitação às detentas para o trabalho. Este é o projeto Beleza que Liberta.

A educação profissionalizante dentro do Sistema Prisional, através da Secretaria de Justiça do Piauí, é um incentivo à mudança de conduta para que as mulheres se distanciem da criminalidade e se dediquem ao profissionalismo.

Segundo Fernando Caldas, gerente da Penitenciária de Parnaíba, a ressocialização, a autovalorização e a remissão de pena são estímulos para a profissionalização dentro da Penitenciária de Parnaíba com vistas à liberdade. Após os cursos são repassados relatórios técnicos que contribuem na redução da pena.

De acordo com Thamirys Viana, coordenadora do Beleza que Liberta,  a decisão por oficinas na área de estética possibilitam maior acesso ao público e são mais econômicas quanto a aquisição de insumos e instrumentos.

Beleza que Liberta compõe ações socioeducativas na unidade prisional mista de Parnaíba para promover o desenvolvimento pessoal e profissional com o intuito de promover a ressocialização das detentas.