Intergestores municipais se reuniram esta manhã em Parnaíba para discutir a Rede Cegonha, um programa federal que assegura a melhorias no atendimento a mulheres gestantes e seus filhos. Ainda no encontro será elaborado o plano de ação em Parnaíba.
Profissionais da saúde da região de Parnaíba que compreende ao todo 11 municípios participam durante o dia desta quinta-feira (04) da oficina “Rede Cegonha” que está sendo realizada no auditório da Universidade Federal do Piauí. Pela manhã foi apresentado o Plano Regional da Rede Cegonha no Território com o fim construir as diretrizes e estratégias operacionais da rede cegonha.
O programa rede cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, articulada pelo Sistema Único de Saúde, para humanizar e melhorar o atendimento as mulheres, recém-nascidos. Desta forma, garantindo o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis ao recém-nascido. A oficina do Programa da Rede Cegonha em Parnaíba tem por finalidade discutir para depois elaborar junto ao Ministério da Saúde estratégias para a criação e consolidação do Plano Municipal da Rede Cegonha.
O evento contempla equipes de profissionais de saúde da atenção básica de Parnaíba do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, o Heda, e a Sociedade de Proteção a Maternidade e a Infância de Parnaíba, a Maternidade Marques Bastos. O município já presta serviço as moradores de Parnaíba e região no programa Rede Cegonha com o pré-natal e exames complementares para gestantes. Portanto, busca nesta iniciativa melhorar tais atendimentos.
A Rede Cegonha visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde a partir da confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida de seu bebê. Com isso ela terá atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher. Durante as atividades, devem-se definir diretrizes que mapeiem as necessidades do município e região e como vão trabalhar a Rede Cegonha.