A praia de Atalaia recebeu nesta semana uma ação de limpeza que mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Prefeitura de Luís Correia e Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Piauí.
O mutirão recolheu grande quantidade de resíduos ao longo da faixa de areia e teve como objetivo principal despertar a consciência de moradores e turistas sobre a preservação do litoral. O secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, Raul Rodrigues, destacou que a limpeza por si só não resolve o problema, mas funciona como alerta. “Estamos felizes de contribuir com a praia de Atalaia, mas é inadmissível encontrar tanto lixo em nossa orla. O mais importante deste dia é conscientizar a população”, afirmou.
A iniciativa que reuniu cerca de 100 pessoas para limpar um trecho de 1 quilômetro da faixa de areia da Atalaia e retirou cerca de 230 sacos de lixo da praia, também contou com apoio da Companhia Porto Piauí, que participou da mobilização dentro das atividades do programa “Porto-Cidade”. Segundo o diretor de Sustentabilidade da companhia, Daniel Guimarães, a parceria reforça a responsabilidade ambiental do terminal portuário. “É uma extensão da responsabilidade ambiental que norteia as decisões da companhia e um caminho para estreitar os laços com a comunidade de Luís Correia”, disse.
O mutirão foi pontual, mas reforça a necessidade de mudança de hábitos para reduzir o descarte irregular de resíduos. A expectativa é de que ações semelhantes aconteçam periodicamente, fortalecendo a ideia de que Atalaia, uma das praias mais movimentadas do Piauí, precisa ser cuidada de forma permanente.