Voluntários percorreram dois quilômetros recolhendo lixo espalhado pela praia (Foto: Juliana Nogueira)

Incomodados com a sujeira, um grupo de moradores da Praia de Barra Grande na cidade de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí, organizaram um mutirão de limpeza nesta terça-feira (23). A ação teve início às 6h e recolheu mais de 30 sacos de lixo em uma extensão de dois quilômetros. Garrafas pet, frascos de remédios, restos de rede de pesca, absorventes e até uma dentadura foram recolhidos durante o mutirão.

Um dos pontos mais críticos foi identificado no mangue onde passa o Rio Camurupim. Lá os voluntários encontraram um número maior de materiais que foram descartados pelos frequentadores da praia. Próximo a uma barraca que recebeu um grupo de turistas no último fim de semana foram encontradas fezes.

Pelo menos 30 sacos de lixo foram recolhidos em três horas de ação (Foto: Juliana Nogueira)

“Diante disso a gente percebe que faltam banheiros e as pessoas acabam fazendo isso na praia. A coleta de lixo é ineficaz e já aconteceu de eu ver lixo pelas ruas por uma semana. A população da praia está crescendo, mas a coleta não tem acompanhado essa demanda”, disse o artesão Bob Jones, que mora há quatro anos na praia e foi um dos voluntários no mutirão.

A turismóloga paulista Marcella Aizza, que também participou da ação, disse que a iniciativa foi incrível e mostrou a preocupação dos moradores da praia em manter o local limpo. “Espero que essa ação consiga ser ampliada para que outras pessoas também colaborem”, disse.

O grupo usou as redes sociais para convidar voluntários a participar do mutirão. A Prefeitura de Cajueiro da Praia colaborou cedendo uma carroça para recolher os sacos de lixo.

Garrafas pet foram encontradas ao longo de toda a Praia de Barra Grande no Piauí

O empresário Wellington Marinho participou da ação doando sacos, mas também recolhendo o lixo pela praia. “É uma iniciativa bastante válida, mas seria melhor fazer um trabalho de educação ambiental juntos aos moradores, barraqueiros e turistas para que não fosse necessário esse mutirão”, disse.

Na Praia de Barra Grande a atividade turística gira em torno de três eixos: passeio da trilha do cavalo-marinho; lazer de sol e praia e a prática esportiva de kite surf. Pousadas, bares e restaurantes com arquitetura rústica, porém sofisticada, têm se integrado aos poucos ao cenário paradisíaco de Barra Grande.

“Estamos aqui não somente para contribuir com o turismo, ganhar dinheiro e sair todo mundo feliz, estamos aqui por que decidimos torná-la nossa casa, e como nossa casa devemos cuidar e proteger”, disse a massagista Ana Paula Torres, que criou o evento em uma rede social e também participou do mutirão.

A Barratur Cavalo Marinho, que é uma Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande, também colaborou com a ação voluntária. Todo o lixo recolhido será levado para um aterro sanitário.

O grupo de voluntários pede aos turistas que pretendem visitar Barra Grande nos próximos dias que recolham o seu lixo e procurem depositar em um local adequado.

Fonte: G1