A eleição entra na última semana com os candidatos dando o último gás e pedindo aos eleitores a arrancada final para consolidar nas urnas os cenários previstos pelas pesquisas de intenção de votos no Piauí e no Brasil. Em nível local, o governador Wellington Dias foca na reeleição em primeiro turno, enquanto a oposição se apega em um segundo turno que pudesse manter na disputa o candidato Dr. Pessoa. Para a Presidência, Fernando Haddad segue crescendo, e diante da estagnação de Jair Bolsonaro, batalha para chegar à sua frente no primeiro turno, mas a decisão ficará para o dia 28.
A disputa acirrada no Piauí está nas duas vagas para o Senado. Com Ciro Nogueira se consolidando como favorito a uma das cadeiras, o duelo se acirrou entre Wilson Martins e Marcelo Castro. Os aliados governistas buscam levar Marcelo reforçando a eleição de um time unido. O emedebista tem apresentado crescimento nas últimas pesquisas, e o seu adversário tem tido resiliência se apropriando de uma compensação do eleitor pela derrota que lhe impôs no último pleito diante da decepção criada em torno dos poucos resultados mostrados por Elmano Férrer. A seis dias da eleição, esse é o principal confronto do pleito majoritário que guardará fortes emoções até o final e exigirá até o último gás dos dois candidatos ao Senado.
PERSEGUIÇÃO
O governador Wellington Dias, candidato à reeleição, reagiu à decisão o ministro Luiz Fux, que barrou entrevista de Lula à Folha, reformando decisão do ministro Ricardo Lewandowski, que havia liberado a conversa com a jornalista Mônica Bergamo. “É a Justiça se rastejando perante outros interesses ou então virou problema pessoal, o que é pior ainda”, disse Wellington.
RETA FINAL
O candidato a governador Luciano Nunes fez carreata em Teresina e caminhada em Parnaíba. Chamou atenção as ausências de Firmino Filho na capital e Mão Santa no ato, no litoral. Sendo final de semana, não haveria impedimento para a participação dos prefeitos. Na reta final da campanha, está sendo confirmado o abandono de Luciano por Firmino e um arrefecimento da parte de Mão Santa.
ENCENAÇÃO
Dr. Pessoa chegou em um comício na sua ambulância, uma Kombi que usa para atender moradores de rua na capital, de jaleco e com um estetoscópio pendurado no pescoço. “Foi só uma encenação, mas a recepção é a mesma de quando estou trabalhando: apoio, gratidão e alegria”, disse Dr. Pessoa. A postagem nas redes sociais foi curtida pelo candidato a senador Quem Quem.
ELE NÃO
As candidatas a governadora, Sueli Rodrigues e Lourdes Melo, além da candidata a vice, Regina Sousa, participaram na manifestação contra a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência no final de semana em Teresina. “A eleição dele é uma ameaça à democracia, à cultura e à população LGBT. É preciso combater a cultura do ódio”, resumiu Sueli.
SEM LULA
O juiz eleitoral José Gonzaga Carneiro determinou, atendendo a ação proposta pelo candidato a governador, Elmano Férrer, que o adversário Wellington Dias retire do seu site de campanha as peças publicitárias que contenham menção a candidatura de Lula à Presidência.
DESVANTAGEM
Em menor número, os manifestantes a favor de Jair Bolsonaro fizeram uma carreata da Ponte Estaiada em direção à zona Norte de Teresina no mesmo momento do protesto “Ele Não”. Os apoiadores vestiram camisas com o rosto do candidato, havia venda do acessório no momento do ato. Em um discurso uníssono, os eleitores do capitão rejeitavam rótulo de racista, misógino e preconceituoso ao candidato do PSL.
ACESSIBILIDADE
Mais de 45 mil seções eleitorais serão adaptadas para receber 940 mil eleitores com deficiência no Brasil. Serão 45.621 seções eleitorais com acessibilidade. As pessoas com deficiência devem informar à Justiça Eleitoral necessidades que dificultem o exercício do voto e assim serão direcionadas para as seções adaptadas.
Fonte: Meio Norte