Um problema que deve ser combatido por todos é o suicídio. Pra tanto algumas pessoas abnegadas estão desenvolvendo ações pela prevenção deste mal em Parnaíba. Em favor da vida e no esforço pela prevenção do suicídio que está sendo constituído um Centro de Valorização da Vida (CVV). Um passo importante foi dado na tarde do último sábado (09/07) no auditório de uma autoescola próximo a 1 ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIERTRAN), no Bairro São Benedito, com um encontro junto a equipe articuladora do projeto, pessoas convidadas, acadêmicos, entre outros interessados.
O objetivo do encontro foi apresentar o programa CVV que trata da parceria de voluntários capacitados a ajudar pessoas que tem em mente a sugestão do suicídio. Para trabalhar em auxílio da pessoa que sofre com desajuste, o voluntário doa o que tem de mais precioso, que é o seu tempo em favor do indivíduo em desajuste. A atenção é o bastante para que muitas pessoas anulem da mente a sugestão de autocídio e busque vencer as adversidades da vida.
Na busca por compreender melhor esta realidade que assola, principalmente pessoas entre 15 e 34 anos de idade, que algumas pessoas se reuniram na intenção de colaborar com esta ação. Os articuladores do Centro de Valorização da Vida, o CVV, em Parnaíba não dispõe de um local para desenvolver suas atividades. Esta é uma etapa importante para que a cidade tenha um posto de atendimento, o que demanda apoio da iniciativa privada e apoio do poder público.
Cabe a todo cidadão, diante das oportunidades, estimular a valorização da vida pessoal e a do semelhante. Um pouco mais de tempo para as pessoas em desajuste é imprescindível parar diminuir a incidência da autossugestão ou do próprio suicídio, que é resultado da rigidez mental em que o indivíduo resolve pela solução trágica. É uma doença complexa que a doação do seu tempo pode curar.
Por Daniel Santos