O que você deseja ganhar neste Natal? Para alguns a lista de pedidos inclui vários itens materiais. Para o Sr. Gabriel Soares (63 anos) a lista tinha apenas um pedido: um rim. E neste ano o presente tão sonhado chegou e não foi o Papai Noel que trouxe, foi sua filha: Gabriela Soares (34 anos). Ela foi a doadora do tão sonhado rim para o pai.

O presente chegou antecipado e como um ato de amor e generosidade. O transplante aconteceu nesta quarta-feira (06/12) no Hospital Unimed Primavera (HUP) sem nenhuma intercorrência. Pai e filha continuam internados e aguardam liberação para festejar o Natal em casa. “Ambos estão muito bem. O Sr. Gabriel com rim funcionando, ficará na UTI, como rotina e depois segue para o quarto. Enquanto a sua filha segue internada por apenas dois dias”, detalha o nefrologista Avelar Alves, coordenador da equipe de transplantes do HUP.

Desde 2019 o Sr. Gabriel realizava hemodiálise por conta de cálculo renal e da nefrectomia (procedimento que faz a remoção cirúrgica de um rim) devido um câncer no órgão. Ele foi indicado para realização do transplante e decidiu fazer o procedimento há seis meses. Deste então, pai e filha se prepararam para o grande momento que chegou como um presente de Natal antecipado.

O transplante renal é indicado em casos de insuficiência renal crônica. “Para pacientes com essa condição, ou fazemos hemodiálise ou transplante. Como ele já fazia hemodiálise há quatro anos, o melhor tratamento era o transplante. Isso em termos de recondução social e produtiva do paciente e, principalmente, na melhora da qualidade de vida”, ressalta o médico.

Com o transplante do Sr. Gabriel, o HUP alcançou a marca histórica de 30 transplantes renais, entre pacientes vivos, com 100% de sucesso. O hospital é referência em transplante de rim e o único da rede privada do Piauí que realiza o procedimento de alta complexidade.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em 2021 mais de 15 mil pacientes esperavam por um rim. Já os dados do Ministério da Saúde no Brasil, mostram que o transplante renal representa cerca de 70% do total de transplantes de órgãos no país. Esse percentual coloca o Brasil na terceira posição mundial entre os maiores transplantadores de rim.