A partir de outubro o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen) iniciará o sequenciamento genético e a vigilância molecular para detectar variantes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e para tanto, a equipe do laboratório já recebeu capacitação específica para utilização do equipamento que só existia nos laboratórios da Fiocruz dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.

 

Para o secretário de Estado da Saúde Florentino Neto, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, surgiu a necessidade de estudar o genoma do SarsCoV-2, causador da Covid-19. “Mas o acompanhamento de suas mutações genéticas era limitado para o Piauí porque não tínhamos o equipamento para fazer o sequenciamento. A partir de agora, vamos dispor dessa ferramenta que pode nortear com mais rapidez nossas ações enquanto gestores no combate à pandemia”, explica Florentino.

 

De acordo com o Superintendente de Atenção Primária e Municípios, Herlon Guimarães, o mês de outubro começa com boas notícias para o Piauí com a chegada do equipamento de sequenciamento genético e vigilância molecular do Sars Cov 2.

 

O trabalho é uma parceira da Fiocruz, Sesapi, Lacen e Ciaten (Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados).