O Governo do Piauí, através da Investe Piauí, lançará nesta segunda-feira (26) o Portal Oportunidade, uma nova plataforma online que promete ampliar o acesso a vagas de emprego para jovens entre 14 e 29 anos. O lançamento ocorrerá no Palácio de Karnak e contará com a presença de autoridades e parceiros envolvidos no projeto.

O grande diferencial do Portal Oportunidade será o uso de inteligência artificial (IA) para otimizar o processo de recrutamento. A plataforma cruzará informações dos perfis cadastrados pelos jovens com as vagas disponíveis, oferecendo oportunidades mais alinhadas com as aptidões e interesses dos candidatos. Além disso, empresas interessadas poderão se cadastrar e oferecer suas vagas, criando uma rede mais eficiente e ágil para o preenchimento de postos de trabalho.

A criação da plataforma faz parte do Programa Oportunidade Jovem, uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida pela Investe Piauí em colaboração com a Startup JM2 Tecnologia. O objetivo do portal é reunir em um único espaço candidatos, empresas, governo e entidades parceiras. Além disso, a plataforma centralizará a divulgação de editais que oferecerão oportunidades de monitorias, estágios e bolsas do governo para a população em geral.

Como vai funcionar o portal?

O processo será simples. Tanto os jovens quanto as empresas realizarão um cadastro no site, onde responderão a perguntas que servirão de base para o algoritmo de IA. Com essas informações, a plataforma sugere as melhores opções de emprego para os candidatos e os profissionais mais adequados para as empresas.

“A missão é simplificar o processo de seleção. O site vai divulgar constantemente vagas de emprego e também vai possibilitar o desenvolvimento profissional dos participantes a partir de cursos oferecidos por empresas e parceiros. Desse modo, facilitará a inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de orientação profissional aos candidatos, sobre trilha de conhecimento, a partir de uma IA”, destaca o gerente de Projetos da Investe Piauí, Guilherme Bonfim.

O endereço da plataforma será divulgado durante o evento de lançamento, e o site entrará no ar logo em seguida.

FONTE: Governo do Piauí