Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou 5.692 notificações de Dengue no Piauí, o que representa uma redução de 62% no número de casos em relação ao mesmo período de 2012.

Um dos motivos para essa redução deve-se aos constantes monitoramentos realizados por técnicos da Sesapi em áreas consideradas mais endêmicas, onde o risco de proliferação do mosquito é maior. No entanto, a Sesapi reafirma o alerta para manter o ambiente limpo e livre da atuação do mosquito Aedes aegypti.

“A Dengue não pode ser um problema de saúde pública, uma vez que combater essa epidemia é atribuição de cada cidadão. Mas, a Sesapi continua reforçando junto à população para não deixar acumular água limpa e parada e, assim, impedir a proliferação do mosquito”, comenta o coordenador estadual de Vigilância Ambiental, Inácio Lima.

Neste último boletim divulgado pela Vigilância Ambiental, seis municípios registraram Dengue por Complicação: Bonfim do Piauí, Avelino Lopes, Redenção do Gurguéia, Fronteiras e Castelo do Piauí, com um caso, cada, além de Teresina, com dois casos.

A capital também segue com o maior número de notificações: o último boletim registrou 2.145 casos. Parnaíba vem na segunda colocação, com 474 notificações, sendo um caso com Febre Hemorrágica por Dengue.

Confira os municípios com o maior número de casos no Estado:

Teresina (2.145 casos)
Parnaíba (474 casos)
Bom Jesus (281 casos)
Piripiri (153 casos)
Pio IX (143 casos)
José de Freitas (127 casos)
Pimenteiras (118 casos)
São Raimundo Nonato (108 casos)
Fronteiras (106 casos)
Lagoa de São Francisco (102 casos)
Pedro II (84 casos)
Ipiranga do Piauí (71 casos)
Picos (62 casos)
Valença do Piauí (62 casos)
Avelino Lopes (58 casos)
Uruçuí (51 casos)
Buriti dos Montes (51 casos)
Castelo do Piauí (50 casos)

Fonte: Assessoria de Comunicação Sesapi