Notificações de Chikungunya e Zika apresentam nova redução
Dados do Sinan Online presentes no 24° boletim epidemiológico do ano de 2019 apontam que as notificações de casos de dengue apresentaram novamente um aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Nesta semana o número de registros atingiu as 4.155 notificações de prováveis casos provenientes de 134 municípios, que representam um aumento de 213,8% em relação as notificações durante o mesmo período do ano passado. Em 2018 foram notificados 1.324 casos em 78 municípios.
Pavussu, Simplício Mendes, Curimatá, Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro foram os cinco municípios do Piauí com maior incidência por 100 mil habitantes na 24° semana epidemiológica. A 24° não apresentou novos óbitos devido a dengue.
A respeito da Febre Chikungunya, o boletim apresentou que o número de notificações de prováveis casos da doença apresentou nova redução em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 361 notificações em 15 cidades, enquanto que em 2018 foram registradas 370 notificações de 39 municípios. Não houve registros de óbitos em 2019 pela doença.
As notificações de possíveis casos de Zika Vírus também apresentaram redução em relação aos registros de 2018. Os dados do Sinan apontam uma redução de 4,2% nas notificações de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Também não aconteceram registros de óbitos pela doença.
Os novos dados da Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti (LIRAa) apresenta que dos 224 municípios do Estado do Piauí, 111 apresentam situação satisfatória, 90 municípios foram apresentados em situação de alerta e 22 municípios estão em situação de risco. 01 município não teve informações dentro do LIRAa.
Fonte: Sesapi
UFPI desenvolve pesquisa para produzir isotônicos e energéticos de cajuína
Conselho de Medicina Veterinária do Piauí realiza concurso público