Nova pesquisa Amostragem/Costa Norte traz radiografia política e administrativa em Parnaíba a um ano do pleito de 2026
A TV Costa Norte, em parceria com o Instituto Amostragem, divulga nesta quinta-feira (02/10) os números da mais recente pesquisa de opinião sobre o cenário político e administrativo dos governos federal, estadual e municipal, sob o olhar dos eleitores parnaibanos. O levantamento traz a avaliação da população em relação a temas administrativos, intenções de voto e expectativas para as eleições de 2026, que acontecem em pouco mais de um ano. Além de captar a percepção local para o cargo de prefeito de Parnaíba, ainda que o próximo pleito municipal só aconteça em 2028.
Os resultados serão apresentados ao longo da programação da emissora, a partir das 7h, no Jornal da Costa Norte – Edição da Manhã, com novas divulgações ao longo do dia nas Edições do Meio-dia e da Tarde. Esta é a terceira rodada de pesquisa divulgada após o período eleitoral municipal de 2024 e busca oferecer ao eleitorado e à sociedade parnaibana uma radiografia atualizada do ambiente político.
Ficha técnica da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro de 2025, em Parnaíba (PI), com 300 eleitores a partir de 16 anos de idade, residentes na zona urbana e rural do município.
O plano amostral foi definido por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar e regiões/bairros da cidade, contemplando também povoados do município. As entrevistas foram realizadas de forma domiciliar e individual. O questionário foi estruturado com perguntas abertas e fechadas. A coleta e sistematização dos dados seguiram procedimentos de verificação interna.
A margem de erro máxima estimada é de ± 5,54 pontos percentuais, para mais ou para menos, em relação ao total da amostra, considerando um nível de confiança de 95%.
O estudo foi encomendado pela TV Costa Norte e realizado pelo Instituto Amostragem, assinado pelo estatístico João Batista Mendes Teles (Conselho Regional de Estatística – 5ª Região/CONRE nº 6695).
Foto: Dr. Ozéas Castelo Branco Furtado, diretor-presidente da TV Costa Norte, e João Batista Teles, presidente do Instituto Amostragem, durante encontro realizado no escritório do instituto.