Policial observa as imprudências registradas nas ruas da cidade (Foto: Divulgação)

O Ronda Cidadão, que deu inicio nesta última sexta-feira (27), em Parnaíba, já apresenta os seus primeiros resultados. Através do Guardião Eletrônico, a Polícia Militar tem registrado flagrantes de crimes e infrações de trânsito ao longo da Avenida Dr. João Silva Filho, região do bairro Piauí.

O primeiro módulo do programa que visa reforçar a segurança nas ruas da cidade, a novidade já está atendendo bairros da cidade (Piauí, Frei Higino e Dirceu Arcoverde) e abrange uma população com cerca de 42.800 pessoas. A ideia é aproximar a PM da comunidade, possibilitando uma resposta rápida às ocorrências.

Segundo o capitão Danilo Palhano, o maior objetivo não é punir, mas sim educar. “As pessoas devem se conscientizar que estamos monitorando as ruas e com isso procurar andar de forma correta, sobretudo no trânsito”, explica o comandante do módulo.

A princípio serão instaladas mais 21 câmeras em diversos pontos de Parnaíba. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública estuda levar o Guardião Eletrônico a outros locais, como a praias da Pedra do Sal, Atalaia e Coqueiro.

O “big brother” da polícia não deixa escapar nada. Menos de 48 horas após o início das operações, o programa de computador já gravou em vídeo e registraram imagens de inúmeros flagrantes, tais como ultrapassagens irregulares, rachas e até uma tentativa de homicídio.

A população pode entrar em contato com os policiais do Ronda Cidadão através do telefone 3131-4721. O custo da ligação é o equivalente ao de uma chamada local. Se for feita de um telefone fixo, deve ser acrescentado 0 + código da operadora + 86 antes do número. “Caso não estiver nessa região o mais aconselhável é entrar em contato com o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) através do telefone 190”, completa o capitão Palhano, lembrando que a unidade conta com 15 policiais em serviço.

O sistema de câmera será instalado em vários pontos da cidade
Flagra de racha no Bairro Piauí

 

Casal flagrado sem capacete

Fonte: Proparnaiba