O Governo Federal publicou nesta terça-feira (06), a medida provisória que cria o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil. O programa, vinculado ao Ministério da Fazenda, tem como objetivo incentivar a renegociação de dívidas de pessoas físicas inscritas em cadastros de inadimplentes, visando reduzir o endividamento e facilitar o acesso ao mercado de crédito.

Poderão participar do Desenrola Brasil pessoas físicas com nome negativado, além dos credores, responsáveis pela inscrição dos devedores nos cadastros de inadimplentes, e os agentes financeiros que são as instituições financeiras autorizadas a realizar operações de crédito.

A costureira Neide de Sousa acredita que o programa será uma boa oportunidade de voltar a ter o nome impo na praça. “Eu acho que será muito bom para as pessoas limpar o nome e ter a oportunidade no mercado de ter crédito”, afirma.

O endividamento dos brasileiros alcançou o maior nível histórico já registrado: com 77,9% endividada, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O último levantamento do Serasa mostrou que 69,43 milhões de pessoas entraram 2023 com nome restrito.

Confira a matéria completa: