Novos equipamentos estão sendo instalados no sistema de captação de água da Agespisa (Águas e esgotos do Piauí S.A) para melhor distribuição no litoral do Piauí. Estão sendo substituídos dois transformadores de 350 Kilovate Ampére por um de mil e outro de 500 Kilovate Ampére. Essa intervenção permite a instalação de três bombas na captação que chegam a 950 cavalo-vapor, em substituição a duas bombas de 250 cada, o que garante mais potência.

De acordo com Cirilo Vieira Neto, gerente da Unidade de Negócios da Agespisa em Parnaíba, serão quase quatro mil litros de água captados por segundo. O valor dos investimentos no sistema de captação é de cerca de meio milhão de reais, com recursos do Governo do Estado e Agespisa. Esses investimentos compõem a Adutora do Litoral e trazem mais capacidade de abastecimento.

Ainda segundo Cirilo Vieira, estas intervenções deverão sanar as constantes faltas de água região além de abastecer cidades como Luís Correia e Cajueiro da Praia. O reestabelecimento do fornecimento de agua retoma no fim da tarde de forma gradual; mas o serviço de substituições continua amanhã (30/11).