O Salipa tem sido destaque também pela diversificação de estilos literários que foram incluídos no evento, entre os quais de escritores piauienses. Três deles expuseram seus trabalhos no terceiro dia de evento. O dia foi aberto pelo escritor e professor parnaibano, Francisco Nascimento que fez exposição sobre reflexões históricas e literárias acerca de Parnaíba. Em seguida o cineasta cearense, Cícero Filho que proferiu palestra sobre cinema.
À tarde os poetas e editores de Teresina, Thieago E e Demétrius Galvão, sensibilizaram a plateia com os temas: Literatura, e as novas práticas de produção e divulgação deste gênero de escrita. Enquanto na sala de bate-papos a escritora e jornalista carioca, Ana Regina Rego fazia o lançamento do seu livro. “Imprensa: contextos e perfis”.
A jornalista conversou com uma platéia de estudantes, professores e profissionais de imprensa. Entre outros temas, Regina Rego, tratou sobre o modelo narrativo da imprensa, e o papel do jornalista e seu juízo de valor sobre a ética na profissão. “No mundo atual, o jornal investigativo é a única forma de se manter como fonte de informação escrita”, disse ela. O período vespertino foi encerrado com apresentação do ator teresinense, Francisco Pellé.
À noite foi a vez da escritora do Rio de Janeiro, Marina Colasanti, que encantou os presentes com suas características feministas ao falar de literatura para o público infanto-juvenil. “Escrever para as crianças, não se deve escolher métodos, penso apenas na afetividade”, explanou. Em alguns momentos a escritora interagiu com público. Entre os presentes estava o prefeito Florentino Neto ao lado do Secretário da Gestão, Alcenor Candeira Filho que observaram o bate papo até o final.