Foi divulgado nesta semana o levantamento do censo penitenciário que traçou um diagnóstico do sistema prisional no Piauí.
Foi divulgado que 30% dos internos da Casa de Custódia são sentenciados e deveriam cumprir pena em outra unidade prisional.
O Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, disse, em entrevista ao Bom Dia Piauí desta sexta-feira (5/06), ser um desafio da secretaria lidar com esse número alto de presos provisórios. Segundo ele, o número tem reduzido nos últimos tempos com a gestão do Tribunal de Justiça, junto do monitoramento e a Corregedoria, mas ainda é preocupante.
“Nossa ideia é manter o diálogo institucional e avançar no andamento dos processos que estão pendentes”, afirmou o secretário.
Cerca de 30% dos detidos na Casa de Custódia possuem entre 18 a 25 anos e 35% entre os 25 e 30 anos de idade. “É um número bastante elevado e reacende o debate da redução da maioridade penal”, contou.
O secretário disse ainda que a Segurança Pública é um problema social, que envolve toda a área da educação. “Não tem prisão perpétua nem pena de morte no Piauí, um dia essa pessoa [que está presa] irá sair. A ideia é que saia com mais educação e capacitação para evitar o retorno ao mundo do crime e o índice de reincidência que chega em torno de 70%”, disse.
Outros números do Censo indicam que 30% dos crimes são furtos e roubos e
15% dos detentos na Casa de Custódia cometeram crimes contra a vida.
Fonte: 180graus