O    Q U E    É    R I M A

Alcenor Candeira Filho

 

perfeita ou imperfeita

identidade sonora

em início em meio

ou em fim do verso.

 

toante  –  se se dá a partir de vogal tônica

de derradeira palavra de cada verso,

consoante  –  se ocorre só entre vogal tônica

de derradeiro signo de cada verso.

 

mais:

rara

rica

pobre

grave

aguda

esdrúxula

 

A
B
A
B

 

A
B
B
A

 

A

A

B
B

 

COMENTÁRIO

Rima é a identidade sonora entre palavras dos versos, podendo ocorrer no início, no meio ou no final  deles.

A rima era considerada elemento fundamental na poesia parnasiana e na simbolista.

Com o surgimento do modernismo seu emprego    entrou

em declínio, chegando a ser ridicularizada , embora não inteiramente proscrita, como se vê nestes versos:

 

“Mundo mundo vasto mundo

se eu me chamasse Raimundo

seria uma rima, não seria uma solução.

Mundo mundo vasto mundo

Mais vasto é meu coração.”

(Carlos Drummond de Andrade  –  “Poema

De Sete Faces”)

 

Contudo,  lembra Murilo Araújo no livro “A  Arte do Poeta”,

 

“ é ela um elemento de

primeira ordem na orquestração do verso. É tão

da índole poética que já a encontramos, há

milhares de anos, em velhos salmos hebraicos.

Pode pois e deve ser empregada,  hoje, como foi

ontem, embora com mais liberdade pelos autores

modernos.”

 

O poema enumera vários tipos de rima:

 

– PERFEITA: Identidade sonora e gráfica a partir da vogal tônica da palavra: mistério/cemitério.

– IMPERFEITA: Falta de identidade quanto ao timbre: museu/céu.

–  CONSOANTE: A que só apresenta semelhança na vogal tônica: forte/ocorre.

–  TOANTE: A  que apresenta semelhanças de consoantes e vogais: vida/querida.

–  RARA: Ocorre entre palavras com sonoridade incomum: arriba/Parnaíba.

–  RICA: Entre palavras pertencentes a diferentes categorias gramaticais: povo/novo.

–  POBRE: Entre palavras da mesma categoria gramatical: povo/ovo.

– GRAVE: Entre palavras paroxítonas: menino/sino.

–  AGUDA: Entre palavras oxítonas: caju/tatu.

– ESDRÚXULA:  Entre palavras proparoxítonas: árvore/mármore.

 

Em seguida o poema classifica as rimas quanto à disposição:

 

–  alternadas: a-b-a-b

–  entrelaçadas: a-b-b-a

–  emparelhadas: a-a-b-b