Obras dos prédio de Medicina do Iesvap em Parnaíba estão adiantadas (Foto: Ascom/PMP)

Uma equipe administrativa do Instituto de Educação Superior do  Vale do Parnaíba(Iesvap) visitou, na manhã desta terça-feira(17), o canteiro de obras da sede dos cursos de Medicina, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Educação Físicas e outros dois que estão sendo definidos, na área da saúde. O prédio está sendo construído no Bairro Sabiazal, zona sul de Parnaíba. O objetivo da visita, segundo a superintendente administrativa do Iesvap, Manuela Nascimento, foi o de averiguar o andamento das obras para garantir que as instalações estejam prontas para a vistoria do  MEC, nos próximos meses.

Acompanhavam a superintendente administrativa a secretária acadêmica Welitânia Côrtes e a professora Joana Darc Alves Santos, responsável pelo projeto de credenciamento do Iesvap junto ao MEC. Ela informou que o projeto do curso de Medicina está a cargo do Doutor César Esteves que virá a Parnaíba nos próximos dias inspecionar as obras do Instituto. Os donos e diretores do Iesvap são os doutores Nicolau Carvalho Esteves e Rosângela Esteves, empreendedores de uma rede de Instituições de Ensino Superior presente em vários Estados brasileiros. “A preocupação dos diretores do grupo é com o oferecimento de cursos superiores de qualidade para beneficiar, principalmente, a população das cidades onde se instala”, testemunhou Manuela. Ela disse que ainda não é possível definir a data do primeiro vestibular da instituição porque dependerá da aprovação do MEC, mas disse que o Iesvap tem as condições de de realizá-lo ainda este ano.

Segundo a professora Joana Darc Alves Santos o Iesvap está pedindo autorização ao MEC para oferecer seis graduações, com ênfase para Medicina. A meta é de realizar dois vestibulares por ano, oferecendo 60 vagas por semestre, em cada curso. Ele informou que dentro da orientação do doutor Nicolau Esteves, os professores da instituição serão escolhidos entre pessoas que moram em Parnaíba. “A prioridade será dada aos profissionais locais, desde que atendam a titulação exigida pelo MEC, que são mestres e doutores, dependendo das funções que assumirão dentro da IES.  

A mobilização dos profissionais com potencial para ministrarem aulas no Curso de Medicina já começou acontecer com a participação do enfermeiro Herlon Guimarães.         Ele também fez parte da equipe que visitou o canteiro de obras do Curso de Medicina na manhã desta terça-feira. Todos foram recebidos pelo engenheiro civil João Paulo Vasconcelos Ferreira, responsável pela obra. O engenheiro explicou que nesta primeira etapa está sendo construído um prédio de dois pavimentos, térreo e primeiro andar, com total de 2.800 metros quadrados. As etapas seguintes contemplarão outras edificações, no mesmo complexo, destinadas ao funcionamento dos cursos, além de ampla área de estacionamento.

O Curso de Medicina do Iesvap é um dos três que estão sendo reivindicados para Parnaíba. Os outros dois cursos são iniciativas da Faculdade Piaiuiense e da Universidade Federal do Piauí. Todos os empreendimentos têm o apoio institucional da Prefeitura de Parnaíba.