Foto: Marcela Pachêco/ODIA
Foto: Marcela Pachêco/ODIA

O novo secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu (PTB), informou ontem, ao tomar posse, que os oficiais da Força Nacional de Segurança Pública chegarão a Teresina hoje (11). Os oficiais devem articular a forma como atuarão as tropas, que devem chegar na próxima segunda-feira (16).

“Amanhã [hoje] já teremos oficiais que vão comandar o efetivo da Força Nacional aqui e já começamos o trabalho. No dia 16 chegam as tropas e articulação deve ser feita. Vamos nos reunir para que a gente consiga informá-los quais são os principais pontos e necessidades do nosso Estado e da nossa capital”, revelou o secretário.

O Governo do Estado espera reduzir os índices de criminalidade especialmente na capital piauiense com a chegada das tropas. Os policiais vão atuar em três cidades do estado: Teresina, Picos e Parnaíba. A Força Nacional ficará nas zonas de maior nível de criminalidade do Piauí, a chamada ‘zona quente’.

Fábio Abreu voltou a dizer que os militares da Força Nacional atuarão especialmente em áreas onde a criminalidade é maior. A expectativa é que 80 policiais desembarquem em Teresina.

“São policiais militares. Então, o mesmo ritmo que é imposto pelo Rone (Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais) e Bopem (Batalhão de Operações Especiais), por exemplo. Vão atuar naquelas áreas onde há grande índice de criminalidade”, destacou.

As tropas ficarão atuando por três meses no Piauí, podendo ser prorrogado por mais três meses, a autorização é da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça. A Força Nacional foi criada para atender demandas emergenciais nos estados em que for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais de elite de vários estados brasileiros.

Fonte: Portal O Dia