Operação Maré Alta combate tráfico de drogas e desarticula facções criminosas no litoral do Piauí
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO/PI), em conjunto com a Delegacia de Polícia Civil de Luís Correia (PI), deflagrou na manhã desta quarta-feira (26/02) a Operação Maré Alta, com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas promovido por facções criminosas no litoral do estado. A ação contou com o apoio de policiais federais, civis e militares, que cumpriram 15 ordens judiciais, sendo quatro de prisão temporária e nove de busca e apreensão, todas expedidas pela Central de Inquéritos da Justiça Estadual em Parnaíba.
A operação visa combater núcleos operacionais de uma facção criminosa atuante em Luís Correia, especialmente nas praias de Maramar e Macapá. Além das prisões e apreensões, os policiais estão garantindo a segurança de profissionais contratados para realizar a pintura de muros e remover pichações feitas pelos criminosos, que serviam para marcar território e intimidar a população local.
Durante a ação, foram apreendidos armas de fogo, munições, carregadores, coletes balísticos e balaclavas, além da efetivação das quatro prisões temporárias determinadas pela Justiça.
A FICCO/PI, que atua sob a coordenação da Polícia Federal, é composta por diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal estaduais, além da Polícia Penal Federal e Polícia Rodoviária Federal no Piauí. Atualmente, a força tem sede em Parnaíba, mas sua atuação se estende a todo o estado.
A população pode colaborar com informações sobre a atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes por meio de denúncias anônimas, que podem ser encaminhadas pelo link: bit.ly/denunciapcphb.